• Dr. Edson Missau Jr.

A Prótese de Mama deve ser colocada acima ou abaixo do músculo? Qual a melhor indicação?


cirurgiao-plastico-porto-alegre

Uma das principais dúvidas de quem coloca prótese de mama é: devo colocar silicone por cima ou por baixo do músculo?

Essa é uma decisão importante, pois reflete diretamente no seu resultado. Você pode sonhar com uma aparência de silicone natural, para ninguém saber que são implantes. Mas aí vem aquela amiga com um decote arrasador e diz que silicone por cima do músculo é a melhor opção! Já num vídeo da internet falava que o resultado do silicone por baixo do músculo era bem mais bonito. E agora, qual é a melhor opção?

Primeiramente, vamos ver as principais diferenças entre elas:

O que é silicone por cima do músculo? O silicone por cima do músculo, também conhecido como prótese subglandular, é a técnica utilizada para colocar o implante abaixo das glândulas mamárias e por cima do músculo. Nessa opção ele fica bem próximo da pele, por isso a prótese de silicone por cima do músculo tem como principal objetivo deixar o colo bem marcado.


Outra característica marcante da subglandular é o fato de ter uma recuperação mais tranquila.

O que é silicone por baixo do músculo, ou técnica Dual Plane?

O silicone por baixo do músculo, também conhecido como silicone intramuscular, silicone submuscular e até retromuscular, é a técnica na qual o cirurgião levanta o músculo peitoral para inserir o implante. Com a prótese atrás do músculo, há uma camada a mais de cobertura, por isso o resultado do silicone intramuscular fica mais discreto. Porém, o pós-operatório tende a ser mais dolorido, já que é preciso mexer no músculo. E qual o que é melhor pra mim? O posicionamento da prótese de silicone depende de uma série de fatores, como a espessura do tecido mamário (fator principal), planejamento do cirurgião e possibilidades técnicas, necessidade de troca de posição do implante (caso a cirurgia seja para troca de prótese) e tipo de prótese utilizada. Quando o tecido glandular da mama tiver uma espessura menor que 2 centímetros, a colocação da prótese acima do músculo (na posição subglandular) facilitará o aparecimento de um fenômeno chamado rippling, que é um enrugamento do colo mamário geralmente visualizado com a inclinação do tórax da paciente para frente. Isso é mais visível durante atividades físicas ou quando a paciente se abaixa para pegar algo à sua frente. Nesses casos de glândula mamária com menos que 2 centímetros de espessura, eu costumo orientar a colocação da prótese abaixo do músculo através de uma técnica chamada de Dual Plane. Para essas pacientes com menos de 2 centímetros de tecido glandular, também existe a possibilidade de realizarmos uma lipoenxertia complementar, caso ela opte pela colocação da prótese acima do músculo e necessite realizar alguma lipoaspiração corporal. Utilizamos a gordura lipoaspirada de outras áreas corporais, que após um processo de purificação, é injetada dentro do tecido mamário para aumentar a sua espessura. Ao contrário disso, mamas mais volumosas se beneficiam do posicionamento da prótese acima do músculo, pois evitam o risco da queda do tecido glandular em uma prótese presa abaixo do músculo gerando o fenômeno da dupla mama (dupla bolha ou fenômeno da cachoeira). Nesse caso, a prótese se movimenta junto com a mama, gerando um efeito mais natural. Além disso, próteses do tipo gota (ou anatômicas) , pouco utilizadas, geralmente não devem ser posicionadas abaixo do músculo, pois a compressão muscular gera uma alteração no seu formato, perdendo o efeito natural que se deseja desse tipo de implante. Nos casos de reconstrução mamária, o posicionamento da prótese abaixo do músculo é obrigatório e devido à fina camada de tecido que recobre a prótese, mesmo um modelo anatômico apresenta um efeito mais natural. Assim, todas as possibilidades de tratamento devem ser discutidas com a paciente durante as consultas de pré-operatório, permitindo decidir em conjunto com o cirurgião qual a melhor técnica a ser utilizada.

--


Dr. Edson Missau Jr. | Cirurgião Plástico

Atendimento em Porto Alegre, Santa Maria e São Marcos (RS).


--


#cirurgia #autoestima #cirurgiaplastica #cirurgiaoplastico #cirurgiaoplasticoportoalegre