Cirurgia das orelhas em abano - Otoplastia
- Dr. Edson Missau Jr.
- 19 de jul. de 2018
- 2 min de leitura

Se orelhas salientes ou desfiguradas incomodam você ou seu filho, pode-se considerar a cirurgia plástica. A otoplastia, também conhecida como cirurgia da orelha em abano, pode melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas.
O tratamento é indicado para orelhas muito grandes e/ou salientes, em um ou ambos os lados, em diferentes graus, e não é associado à perda auditiva.
A otoplastia pode ser realizada em crianças (saudáveis, a partir de 5 anos), adolescentes e adultos. No caso das crianças, elas devem manifestar consentimento em relação ao procedimento antes de serem submetidas à cirurgia, devem saber expressar objeções e seguir as recomendações médicas.
A otoplastia deixa cicatrizes?
Praticamente toda cirurgia irá deixar alguma cicatriz. A boa notícia é que a cicatriz da Otoplastia é bem pequena e fica escondida atrás da orelha, sendo quase imperceptível.
É necessário o uso de faixa elástica na cabeça? Se sim, por quanto tempo?
Sim, é necessário por no mínimo 15-20 dias.
Perguntas para fazer ao seu cirurgião plástico:
• Onde vou permanecer em recuperação após o término da cirurgia? • Qual medicação vai me ser dada ou prescrita após a cirurgia? • Será necessário curativo após a cirurgia? Quando será removido? • Os pontos serão removidos? Quando? • Quando poderei retomar as atividades normais e exercício físico? • Quando será a consulta de retorno?
Resultados
A otoplastia oferece resultados quase imediatos em casos de orelhas em abano, visíveis logo após os curativos serem removidos. Resultados de cirurgia e reconstrução mais extensas da orelha podem aparecer ao longo do tempo.
Se optar por fazer esta cirurgia, procure um médico cirurgião capacitado para realizar o procedimento.
--
Fontes: SBCP-SC, SBCP
--
Dr. Edson Missau Jr. | Cirurgião Plástico
Atendimento em Porto Alegre, Santa Maria e São Marcos (RS).
--
Comentarios