top of page
  • Foto do escritorDr. Edson Missau Jr.

Preenchimento: Temporário ou semi-permanente?


preenchimento-facial

O preenchimento facial pode ser dividido em duas categorias: temporário e semi-permanente.


Temporário

Gordura humana, também conhecida como gordura autóloga, é colhida a partir de seu próprio corpo. Usar sua própria gordura requer um procedimento mais extenso que os demais procedimentos de preenchimento injetável pois, primeiramente, você deve se submeter à lipoaspiração para extrair gordura antes da injeção. Elimina-se o risco de reação alérgica ou rejeição pelo corpo quando se utiliza a própria gordura. É sabido que nem todas as células vivas de gordura sobrevivem quando transplantadas para um novo local. Pode-se esperar uma taxa bastante elevada de reabsorção. Assim, seu médico irá provavelmente sobrecarregar a área a ser tratada. A princípio pode ficar com aparência anormal mas logo recupera a aparência normal e você desfrutará de um novo visual. Quando o médico extrai esta gordura através de lipoaspiração, é possível que haja mais gordura que o necessário para uma aplicação. A gordura pode ser armazenada para retoques.


O colágeno é uma substância proteica natural, sendo o componente principal da cartilagem, ossos e dentes. Ele é derivado a partir da pele humana ou de bovino (conhecido como colágeno bovino). As marcas incluem: CosmoDerm, Cosmoplast, Zyderm, Zyplast.

Derme de cadáver humano é a pele cultivada a partir de um cadáver e injetada em seu rosto. Esta substância resulta em preenchimento impressionante de depressões faciais. As marcas incluem: Cymetra, Dermalogen, Fascian.


O ácido hialurônico é também uma substância natural encontrada em seu corpo.

Concentrações elevadas são encontradas em tecido conjuntivo mole e no fluido que circunda os olhos. É encontrado também em algumas cartilagens e fluidos articulares, assim como no tecido da pele. Se o nome soa familiar é porque a mesma substância é frequentemente injetada nas articulações de pessoas com artrite para aliviar a dor. O ácido hialurônico não é derivado de origem animal. As marcas incluem: Captique, Esthélis, Elevess, Hylaform, Juvederm, Perlane, Prevelle, Puragen e Restylane.


A hidroxiapatita de cálcio, o mais denso dentre os preenchimentos faciais, é encontrada naturalmente no osso humano. Este composto mineral é utilizado para preencher vincos mais profundos como o sulco nasogeniano, as linhas de marionete e as linhas de expressão. Também é usado para melhorar a plenitude das bochechas e demais contornos faciais. Microesferas de cálcio são suspensas num gel à base de água. As marcas incluem: Radiesse, Radiance.


Ácido poliláctico é um material sintético. Quando injetado, estimula a produção de colágeno do próprio corpo. Esta substância dá bons resultados quando aplicada na metade inferior do rosto para preencher as linhas causadas pelo riso, aumentar os lábios e preencher sulcos nasolabiais profundos. Esta substância é diferente dos demais preenchimentos dérmicos, pois não produz resultados imediatos. Diferentemente, ela estimula a produção de colágeno, assim os resultados aparecem gradualmente ao longo dos meses. As marcas incluem: Sculptra, New-Fill.


Semi-Permanente

Preenchimentos de PMMA (polimetilmetacrilato) contêm cerca de 20% de minúsculas microesferas de PMMA suspensas em 80% de gel de colágeno purificado. Esta substância, considerada semi-permanente, pode ser removida. O PMMA é mais frequentemente usado para tratar rugas e sulcos de tamanho médio a profundo, principalmente pregas nasolabiais. Ele também pode ser usado para preencher cicatrizes e aumentar lábios finos. O PMMA tem sido utilizado por muitos anos em implantes cirúrgicos permanentes. Assim, provavelmente o cirurgião fará preenchimento mínimo no primeiro tratamento acrescentando mais se necessário. As marcas incluem: Articol, Artefill, Metacrill.



O seu cirurgião irá ouvi-lo considerando os resultados que almeja e, em seguida, avaliará a sua aparência facial e o tom de pele, observando as áreas de seu rosto a serem aumentadas e qual o tipo de preenchimento dérmico mais adequado.

--


Dr. Edson Missau Jr. | Cirurgião Plástico

Atendimento em Porto Alegre, Santa Maria e São Marcos (RS).


--


Fonte: SBCP

bottom of page