Abdominoplastia 360º: Uma verdadeira transformação ao redor do corpo.
- Dr. Edson Missau Jr.
- 3 de mar. de 2021
- 3 min de leitura

A abdominoplastia 360 graus é indicada para pacientes que tenham flacidez de pele na barriga e nas costas (região lombar), e que prefiram numa única cirurgia a melhora do contorno corporal.
Com essa técnica, melhora-se tanto o excesso de pele flácida da porção abdominal inferior quanto a região do quadril, cintura e das costas. É muito indicada para pacientes que perderam muito peso, em especial após cirurgias bariátricas (redução do estômago).
A Técnica Cirúrgica:
A técnica da abdominoplastia 360 graus consiste na lipoaspiração das costas (região lombar), barriga (abdômen) e da cintura (flancos), seguida da remoção do excesso da pele flácida das costas e abdômen.
Pode ser combinada com lipoenxertia:
A grande vantagem desta remoção de pele nesta região é a tração que tem o efeito de levantar as nádegas. Às vezes, a gordura retirada desta área é utilizada para aumentar as nádegas por meio de lipoenxertia, dando ao bumbum um formato mais arredondado e mais projetado.
Cicatrizes:
As cicatrizes são posicionadas em torno do umbigo, abaixo da barriga e nas costas, dando uma volta no corpo. A cicatriz horizontal se localiza dentro da marca da roupa de banho. Pode haver a necessidade de uma pequena cicatriz vertical correspondente à posição anterior do umbigo na pele.
A cicatriz costuma ficar avermelhada por alguns meses, tendendo a clarear entre seis meses e dois anos, dependendo do tipo de pele e genética do paciente.
Estrias e cicatrizes de cesárea e de outras cirurgias podem ser retiradas se estiverem na região da pele operada (entre o umbigo e a vulva e na região lombar baixa). O umbigo geralmente é mantido preso nos músculos da barriga e novos pontos (suturas) fazem sua fixação na pele do abdômen.
Tempo de internação:
Geralmente 24 horas, dependendo da anestesia, da recuperação do paciente e da orientação do médico.
Tipo de anestesia:
Geralmente a anestesia é peridural ou geral.
Pós-operatório:
O paciente normalmente fica com drenos. Serão retirados conforme a orientação do seu médico, tendo como referencial o volume drenado diário. O dreno serve para retirar o líquido (seroma) que se forma entre a pele e o músculo, evitando que ele se acumule, facilitando assim a cicatrização e a recuperação mais rápida.
Os pontos são retirados entre sete e 20 dias, dependendo do tipo de ponto e de sua localização. A região abdominal e lombar inicialmente apresenta um grande inchaço (edema), que se torna máximo com 72 horas. Progressivamente, então, começa a diminuir e com dois meses já se pode notar um contorno mais harmonioso da região abdominal.
Recomendações pós-operatórias:
Deve-se evitar esforços e manter em uma postura levemente curvada pra frente por até sete dias, para evitar tensão na cicatriz, além de dormir com dois ou três travesseiros na cabeça e outro embaixo dos joelhos, pelo mesmo motivo, porque retira-se mais pele da barriga do que na região lombar. Dirigir automóveis e atividades domésticas (como lavar roupa e louças) devem ser evitados por três semanas, e exercícios físicos por no mínimo dois a três meses. Deve-se usar uma cinta elástica por ao menos seis a oito semanas, ou pelo período estipulado pelo médico, para ajudar a diminuir o inchaço (edema) e a tensão no corte (incisão).
Complicações:
Dentre as complicações possíveis, mas pouco comuns, podem ser citadas: acúmulo de sangue (hematoma) ou de líquido (seroma) e dor. Entre as complicações raras estão: infecção, sofrimento da circulação da pele (necrose), abertura dos pontos (deiscências da sutura), tromboses venosas, perfurações de órgãos pela cânula e problemas anestésicos.
Resultado Definitivo:
O resultado definitivo da abdominoplastia 360 graus se dá após 6 meses, quando todo o inchaço (edema) acaba sendo absorvido pelo organismo e os tecidos acabam se acomodando, porém chega-se a 80% aos 4 meses. A flacidez da pele pode levar até um ano para apresentar sua retração máxima, o mesmo tempo que a cicatriz leva para ficar madura, da mesma cor da pele.
Lembre-se: é importante escolher um profissional qualificado, que seja certificado pela SBCP, para marcar uma consulta e tirar todas as suas dúvidas. Sua saúde deve estar em primeiro lugar!
--
Fonte: Bruno Marques
--
Dr. Edson Missau Jr. | Cirurgião Plástico
Atendimento em Porto Alegre, Santa Maria e São Marcos (RS).
--
Comentários