top of page
  • Foto do escritorDr. Edson Missau Jr.

LIPO HD: Entenda o que é, como funciona e para quem a cirurgia é indicada.


cirurgiao-plastico-porto-alegre

Conquistar uma barriga definida é o desejo de muitas pessoas. Procedimentos estéticos e cirúrgicos para isso são inúmeros e estão prometendo soluções cada vez mais inovadoras aos pacientes.


Uma das formas mais buscadas por pacientes em hospitais e clínicas de estética é a lipoaspiração HD, uma técnica que promete deixar o corpo definido e atlético.


A lipo HD é uma evolução da lipoaspiração convencional, indicada para homens e mulheres que desejam um corpo com mais definição, e já é uma cirurgia reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP.


Mais do que remover o excesso de gordura localizada, essa nova tendência transforma a clássica lipoaspiração em uma técnica focada também na definição dos contornos musculares (do abdômen, braços, costas, peitoral, etc).



O que é lipo HD?

A lipoaspiração HD ou lipo HD é o nome dado a uma técnica que faz a sucção da gordura de uma determinada região do corpo, ressaltando os contornos musculares. A sigla HD vem do termo em inglês High Definition (Alta Definição).


Qual a diferença entre lipoaspiração e a lipo HD?

A lipoaspiração convencional é focada em eliminar focos de gordura localizada, porém mantendo as áreas lipoaspiradas com aspecto uniforme (liso). A lipoaspiração HD faz esta mesma sucção dos depósitos de gordura, mas reforça visualmente os sulcos entre os músculos provocando uma maior definição, além de utilizar tecnologias mais avançadas neste processo.


Ambas as técnicas podem ser associadas a lipoescultura, que é a retirada de gordura de uma área (como as costas ou o abdome) e a injeção de parte ou toda essa gordura em outra área (como os glúteos). Podem também podem ser associadas a outros procedimentos, como mamoplastia ou abdominoplastia (retirada de excesso de pele do abdome).


Quem são os melhores candidatos para a lipo HD?

A lipo HD é indicada para homens e mulheres que desejam ficar com o corpo “sarado”, com os músculos bem aparentes, mas têm dificuldade em definir a musculatura mesmo seguindo um treino com exercícios físicos pesados e estando em seu peso ideal.


Aliás, é importante deixar claro que assim como a lipoaspiração, esta técnica não se trata de uma alternativa milagrosa para pessoas sedentárias ou um recurso que visa o emagrecimento. Em vez disso, é preciso ter em mente que o foco da lipo HD não é uma grande redução de medidas, e sim um grande aprimoramento das formas.


O procedimento pode ser feito por adultos em boas condições físicas a partir da idade em que o corpo já esteja totalmente desenvolvido. Ele é ideal para ressaltar a musculatura de áreas como abdômen, costas, peitoral, braços, coxas e glúteo.


Como funciona a avaliação da lipo da HD?

Na avaliação médica, além dos exames de saúde, o médico vai entender o que o paciente deseja com a lipo HD, sendo essa etapa essencial para que ele não fique decepcionado posteriormente.


Nessa fase, a partir dos desejos do paciente, é definido qual o melhor método e em quais regiões do corpo ele será realizado. Em geral, o procedimento pode ser feito em qualquer área do corpo com gordura localizada, sendo as mais comuns:

- abdômen;

- lombar;

- flancos;

- peitoral;

- costas;

- braços;

- coxas.


A realização do procedimento em mais de uma região deve ser conversada com o cirurgião plástico especialista considerando sangramento, logística e tempo da técnica. É importante lembrar também, que o procedimento não é indicado para pacientes que estejam muito acima do peso, pois não tem como objetivo o emagrecimento.


Como é o pré-operatório da lipo HD?

O pré-operatório da lipo HD tem início ainda nas consultas iniciais com o diálogo entre paciente e cirurgião plástico para a escolha da região operada, avaliação da condição da pele, quantidade de gordura retirada, áreas a serem trabalhadas e grau de definição da lipo entre outras questões relevantes.


Destaca-se que antes de prosseguir com a cirurgia o médico deverá solicitar uma série de exames para verificar o quadro de saúde do paciente, entre os exames estão:

- hemograma completo;

- glicemia em jejum entre outros exames de sangue;

- exame de urina com urocultura;

- eletrocardiograma e risco cirúrgico.


Outras solicitações podem ser realizadas de acordo com as particularidades de cada caso. O profissional ainda vai verificar medicamentos atualmente ingeridos e ajustá-los, conforme a necessidade clínica.


Se o paciente fumar, a indicação é que o tabaco seja interrompido, pelo menos, um mês antes da cirurgia, pois além de complicações durante o procedimento pode resultar em mais dificuldades na recuperação e cicatrização.


No dia da cirurgia o paciente deve comparecer ao hospital em jejum de 8 horas, sem uso de cosméticos ou joias e usando roupas confortáveis.


Como é realizada a lipo HD?

Ainda no quarto, o cirurgião fará marcações na pele do paciente, de acordo com o combinado previamente, desenhando as linhas de sombra entre os músculos pra facilitar a execução dos contornos durante a cirurgia.


No caso da lipo HD, o anestesista em conjunto com o cirurgião vai decidir pelo tipo de anestesia mais indicada para cada caso: podendo optar pelo bloqueio (raqui ou peridural) ou geral. A definição depende das áreas a serem aspiradas e se haverá associação com outros procedimentos.


Apesar dos riscos inerentes a qualquer procedimento cirúrgico, a realização da lipoaspiração por um profissional de confiança e especializado reduz os riscos, assim como os cuidados adequados no pré e pós-operatório.


Quantos litros de gordura são retirados?

Nunca programamos uma cirurgia pelo volume a ser retirado, e sim pela eliminação do depósito de gordura a ser tratado, e a definição da musculatura. Porém existe sim uma porcentagem segura que não deve ser excedida para segurança do paciente. O limite a ser retirado deve ficar entre 5% e 7% do peso corporal do paciente.


Existem diferentes tipos de lipo HD?

Sim. Apesar de muitos pacientes não saberem dessa particularidade, existem diferentes tipos de lipo HD, de forma que o paciente e cirurgião plástico podem definir o procedimento mais adequado ao caso.


A diversidade de técnicas faz com que seja possível optar por procedimentos que marquem mais ou menos a musculatura.


Lipo de baixa, média e alta definição:

Nem sempre o paciente quer os "gominhos" do abdômen bem marcados, principalmente mulheres que não querem uma definição mais masculina.


Nesse caso, durante a marcação da cirurgia evitamos a marcação dos metâmeros (linhas horizontais entre os músculos abdominais) e fazemos apenas as marcações da linha central e laterais aos músculos abdominais, por exemplo.


Tudo isso é conversado antes, durante a consulta, onde o paciente expõe a sua intenção com a cirurgia.


Quais são os cuidados no pós-operatório?

O pós-operatório da lipo HD pode variar de pessoa para pessoa, do volume de gordura retirada e das áreas aspiradas. Em geral, o paciente pode retornar às atividades cotidianas em três a cinco dias. Geralmente deixamos dreno de sucção para evitar acúmulo de líquidos (seroma).


O desconforto maior e a dor acontecem nos dois primeiros dias. O edema (inchaço) e as equimoses (manchas roxas) persistem por até 15 a 21 dias, sendo que esse prazo pode variar dependendo de cada paciente.


Para um pós-operatório melhor é indicado que sejam realizadas sessões de drenagem linfática. Essa técnica ajuda na eliminação dos líquidos retidos no organismo, diminui o inchaço, alivia os desconfortos e reduz os hematomas e fibroses contribuindo enormemente na recuperação do paciente.


Outros cuidados que devem ser tomados pelo paciente visando um pós-operatório mais adequado são:

- repouso relativo por pelo menos três dias;

- usar a cinta e espuma (placa contensora) por 30 dias;

- alimentação equilibrada e ingerir muito líquido e isotônicos;

- evitar manter-se deitado ou sentado por muito tempo;

- movimentar as pernas caminhando a cada 2 horas pelo menos.


Como lidar com os edemas no pós-operatório?

A lipo HD é uma técnica complexa, mas bastante segura e que deve ser executada por um cirurgião plástico especializado para obter melhores resultados. A avaliação e alinhamento das expectativas são fases fundamentais para uma maior satisfação com o procedimento.


Recomendamos a realização de fisioterapia pós-operatória (drenagem linfática) e o uso de cintas cirúrgicas por pelo menos 30 dias. Após o início das drenagens linfáticas a melhora é importante. Este prazo pode ser maior ou menor dependendo de cada paciente.


Os cuidados no pós-operatório são determinantes para resultados mais satisfatórios com a lipo HD, sendo que a aparência definitiva pode ser vista após três meses, em média, de acordo com o paciente e os cuidados tomados.


Quando os treinos são liberados depois da operação?

A atividade física já é permitida após 7 dias, devendo ser moderada no início até a liberação completa, que vai depender do porte da cirurgia e estágio de evolução do pós-operatório deste paciente.


Quais são as complicações da lipo HD?

Cada corpo reage de maneira diferente. A grande maioria dos pacientes atinge um resultado ideal, enquanto outros podem apresentar resultados negativos, em maiores ou menores proporções, independentemente de o trabalho médico ter sido feito com maior zelo, perícia e cautela. São eles:

- irregularidades na pele (mais comuns em pacientes com pele flácida), retrações, fibrose e seromas (acúmulo de líquidos);

- necrose de pele, por deficiência circulatória (sendo o tabagismo sua maior causa);

- embolia pulmonar gordurosa (raríssima);

- perfuração de vísceras (raríssima);

- flacidez de pele na região lipoaspirada (pior em pacientes que já apresentam antes da cirurgia certo grau de flacidez).


Quanto custa uma lipo HD?

O Conselho Federal de Medicina e o Regimento Interno da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica proíbem a divulgação de preços de cirurgias plásticas pela internet. Por isso, os valores devem ser discutidos somente após uma avaliação presencial.


É possível associar a lipo HD com outros procedimentos?

A lipo HD é uma técnica que pode ser associada a outras cirurgias plásticas sim quando respeitadas as recomendações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica sobre tempo de cirurgia, anestesia e sangramento dos procedimentos.


Entre os benefícios está um único pós-operatório, ainda que ele possa ser mais restritivo. Além disso, há vantagens financeiras.


Entre as técnicas que podem ser associadas à lipo HD destacam-se:

- lipoenxertia: A lipoenxertia é uma técnica capaz de restaurar o volume de gordura subcutânea por meio do preenchimento com a própria gordura do paciente. É adequada para recuperar contornos e proporções da face ou do corpo, por motivos estéticos e não-estéticos. Ela pode ser empregada para aumento dos glúteos, aumento de volume da face e correção de irregularidades ou depressões, dentre outas finalidades.

- mamoplastia: é possível associá-la às diferentes técnicas de cirurgia de mama, desde a mamoplastia redutora como a de aumento, com tratamento da lateral de mamas largas ou mesmo somente a gordura da axila;

- abdominoplastia: uma das associações mais comuns é com a abdominoplastia, pois permite uma redesenho mais completo do contorno da cintura;

- cirurgias faciais: complementam as cirurgias faciais como o lifting facial (lipo de papada) e a rinoplastia (perfiloplastia).


Como visto, a associação dos procedimentos deverá ocorrer apenas se o cirurgião plástico considerar essa opção segura e vantajosa ao paciente.


A lipo HD é indicada para quem tem flacidez no abdômen?

A técnica não é indicada para esse tipo de ocorrência, apesar de contribuir sim em casos de pequeno grau de flacidez, pelo uso das novas tecnologias.


Nesse tipo de demanda, quando há muita flacidez a recomendação é realizar uma abdominoplastia, sendo possível fazer as cirurgias plásticas conjuntamente para um resultado mais satisfatório.


Quando fazer a lipo HD para obter melhores resultados?

A técnica não deve ser realizada como uma opção para perder peso ou emagrecer, visto que não tem essa função. Assim, realizar exercícios físicos e reeducação alimentar para ter um corpo mais próximo do desejado é o ideal. Com um melhor desenho corporal verifica-se se os depósitos de gordura permanecem, e aí sim é o momento ideal de realizar o procedimento.


Destaca-se ainda a importância de planejar todas as etapas antecipadamente. Por exemplo, verificar o período de afastamento necessário, os cuidados para um repouso correto e outras exigências do pós-operatório da lipo HD.


Como escolher a clínica de lipo HD?

A lipo HD é um procedimento complexo e que apresenta riscos ao paciente quando não realizado corretamente. Por essa razão é essencial escolher um cirurgião plástico e uma clínica com as devidas referências.


Em relação ao cirurgião plástico avalie:

- se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;

- se fez residência em cirurgia plástica;

- se tem referências de outros pacientes;

- se tem experiência na realização do procedimento.


Com esses cuidados, o paciente tem mais chances de um procedimento bem-sucedido, realizado por uma equipe de confiança que lhe atenderá bem desde a consulta até seu pós-operatório. Certamente, a lipo HD pode proporcionar um aumento da autoestima, o que impacta em diversas áreas da vida do paciente.


Consulte seu médico e saiba se este procedimento é indicado para o seu caso.

--


Fonte: Luciana Pepino


--


Dr. Edson Missau Jr. | Cirurgião Plástico

Atendimento em Porto Alegre, Santa Maria e São Marcos (RS).


--


bottom of page