top of page
  • Foto do escritorDr. Edson Missau Jr.

Tipos de Próteses Mamárias: Como escolher?

Atualizado: 26 de jun. de 2018


O implante de próteses mamárias é uma das cirurgias plásticas mais procuradas no mundo. O procedimento ajusta o tamanho e o formato da mama, proporcionando assim uma melhora da autoestima. Depois que a paciente decide fazer esta cirurgia, é hora de conversar com o médico cirurgião para decidir qual o melhor tamanho e formato das próteses mamárias.


Além do objetivo estético desejado pela paciente, o biótipo de cada pessoa deve ser levado em consideração, e somente um cirurgião plástico especialista poderá avaliar e indicar quais as melhores opções.


Formatos das próteses mamárias:

Existem 3 formatos de próteses mamárias: redondo, cônico e gota.


formato-protese-silicone

1. Redonda

Esse tipo de prótese é o mais procurado entre as mulheres, porque ela preenche a parte superior das mamas, ou seja, é o modelo que mais marca o colo. A prótese redonda é indicada para pacientes que desejam um decote marcante, possuem mamas com volume médio e tórax proporcional.


2. Cônica

A prótese cônica possui a menor base entre os formatos de próteses mamárias existentes. Ela tem um aspecto mais “pontudo” do que as outras. A maior parte do seu volume fica no centro, e por isso as mamas ficam projetadas para frente. Ela é indicada, de modo geral, para mulheres magras que têm o tórax estreito e não possuem quase nada de volume nas mamas.


3. Gota

As próteses em forma de gota possuem um perfil anatômico, e a maior parte do volume do silicone fica concentrado na parte inferior da prótese. Ela proporciona o aumento da mama, mas faz com que o seu contorno permaneça natural. É indicada para pessoas que não desejam um colo marcado, já que elas possuem projeção frontal menor que as próteses de silicone de perfil alto ou cônico. É indicado também para pacientes de reconstrução mamária.


E quanto ao tamanho?

As próteses com volume em torno de 300 ml são as mais procuradas, por terem um tamanho médio que oferece um aumento significativo, mas sem um aspecto exagerado. Mas existem opções entre 100ml e 500ml, e a decisão pelo tamanho deve levar em consideração o objetivo final e o tamanho atual da mama da paciente. O mesmo tipo de prótese, com o mesmo volume, ficará diferente em cada pessoa. Por isso, vale reforçar que somente o cirurgião plástico poderá avaliar e indicar as melhores opções de acordo com o seu biótipo.


Já tenho uma prótese, posso trocar o formato em uma nova cirurgia?

Para quem deseja fazer a cirurgia de troca das próteses mamárias, pode sim ser realizada a troca do formato/projeção das próteses, podendo substituir, por exemplo, uma prótese em gota por uma prótese redonda.


Pronto! Agora que você já sabe mais sobre quais os tipos de próteses, é importante se consultar com um cirurgião plástico especialista para conversar sobre suas expectativas e definir qual será a melhor opção para o seu caso.


--


Dr. Edson Missau Jr. | Cirurgião Plástico

Atendimento em Porto Alegre, Santa Maria e São Marcos (RS).


--




bottom of page